sábado, 3 de outubro de 2015

ABERTURA ZENITAL - CLARABÓIA


Ola vizinhança!

Vamos falar de sobre ABERTURA ZENITAL, vulgo CLARABOIA.
Claraboias são aberturas feitas no alto das edificações, cobertas com vidro ou material translúcido permitindo assim a entrada de luz natural, evitando assim o uso de energia elétrica durante o dia.
No meu projeto existem duas claraboias. Uma na cozinha e uma no corredor.


Abertura Zenital no corredor
linhas pontilhadas

Abertura na cozinha
linhas pontilhadas



Agora a minha dúvida:
Que tipo de claraboia fazer?
Tem vários modelos e como não tenho ideia de preços e facilidade de manutenção e limpeza, digamos que estou meio perdida rsrsrsr.


 De vidro plana
acredito que acumule bastante sujeira

 Também de vidro porém inclinada
acho lindas as de vidro


 Esses domos são comprados prontos
acho que não se encaixa ao meu projeto
muito pequenos

Tijolinhos de vidro
esses instalados diretamente na laje

Essa também de tijolinhos porém montada em uma treliça de ferro
o espaçamento entre os tijolos ficam menores e o resultado é muito mais bonito

Aqui algumas casas com claraboias.








E agora? kkkk
Não tenho ideia de qual escolher.
Também não sei se na minha cidade terá mão de obra especializada para tal serviço.
E aí o que vocês acham? Me digam a opinião de vocês.

Beijinhos!!!


9 comentários:

  1. Oi Mili
    Muito legal ter clarabóia...eu pensei em colocar uma em casa, mas não está no projeto original e já a basta a mudança no telhado que estamos fazendo...
    olha, sei não viu...eu tentaria colocar uma com baixa manuteção...porque subir no telhado não é pra todo dia né
    beijos e otima semana
    Ana
    http://tijolinho-a-vista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana
    Pois é menina eu estou pensando seriamente nesse detalhe de ter que ficar limpando...estou quase optando por fazer de tijolinho de vidro montada na treliça de aço. fica bem bonita por dentro e não suja tanto quanto a de vidro.
    Bjs e ótima semana pra vc tb!

    ResponderExcluir
  3. Oi vim conhecer seu blog. E dar palpites kkk, tem também policarbonato que sai mais barato que o vidro e é tão bonito quanto. Já os domus saõ mais pra banheiros, por exemplo o meu banheiro vai um de policarbonato. E no meu pergolado tb pretendo por policarbonato. Vai ficar bonito. boa sorte.
    http://construcaodeumsonhoadois.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sabrina!
      Seja bem vinda!
      Obrigada pela dica do policarbonato, muito interessante. Vamos ver por qual vamos decidir. Ah! E palpites são sempre bem vindos hahah
      Vou seguir seu blog
      Beijos!

      Excluir
  4. Mili... vizinha!
    Uia q lindo que fica a abertura zenital né! (Quase confundi o nome kkkkkkk)
    Olha.. acredito que limpar, independente do material, terá q limpar... entao eu colocaria de vidro ou policarbonato, irei colocar o poli numa pérgola que terá em casa... O de bloco de vidro não acho que fique legal não, mas é seu gosto né, e nós so iremos te confundir mais ainda kkkkkk
    Sabe o que estou aprendendo.. a escolher! E rápido... tem coisas que não dá p ficar viajando na maionese, vc tem q decidir e pronto! Será um aprendizado em todos sentidos viu... escolher é um!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gir..vizinho!!!
      kkkkkkkkkkkkkkkk....tinha que ser vc pra confundir o nome do negócio kkkkkkkkkkkk....
      Pois é gente vcs falando do policarbonato, e eu nem tinha me tocado disso.
      Agora esse negócio de escolher...chega me dar arrepios só de pensar rsrsrs...ma a gente aprende né? É o jeito!
      Bjs!!!

      Excluir
  5. Menina, até que enfim reencontrei seu blog... Via seus comentários, mas não lembrava do link do seu cantinho... Até que por acaso achei haha... Agora salvei aqui e não perco mais!

    Quanto à claraboia... Eu não tive essa ideia na hora de projetar a casa, mas pensei em botar uma no sótão quando estávamos fazendo o telhado. Quer dizer... Na verdade a gente ia colocar uma janela de telhado, só que ia sair muito caro e desistimos.

    Aí pesquisamos sobre aqueles tubos de luz, mas também ia ser caro, por ser no telhado eu acho... Mas lembro que na época comentei com os meus pais: "mas como é que vou limpar esse troço?", e eles falaram que não precisa limpar, que a chuva lava... Mas sei lá, não deve ser suficiente, né? rs

    Mas hoje fico pensando que ter uma claraboia enorme ali no quarto do sótão seria fantástico... Imagine que coisa boa ficar olhando pras estrelas de noite, hehe. Pena que tem essa questão da manutenção.

    Enfim... Acho que os ambientes que vc escolheu são perfeitos pra claraboia, vai ficar lindo e funcional... Eu no seu lugar colocaria aquelas com vidro/policarbonato inteiro. Pense que no caso do tijolinho de vidro ficam mais cantinhos pra acumular sujeira...

    Beijos!!
    http://meucafofopitoresco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Thais!
      já desistimos do tijolinho rsrsrs...quando fiz o post não tinha pensado na hipótese do policarbonato, os vizinhos que me lembraram que ele existe kkkkk...creio que vamos optar por ele (deve ser mais em conta né?).
      Enfim ou será ele, ou será o vidro, o orçamento é quem vai mandar.
      Bjs!

      Excluir